RELACIONADOS





FAQ: Etapas de publicação de um livro

9 de maio de 2019

via tumblr

Olá, como estão? Tudo bem?

Atendendo a pedidos e continuando a saga das perguntas que vocês me fazem sempre, decidi trazer esse artigo para vocês, para que possam entender um pouco mais sobre as etapas de publicação de um livro.


Escrever

Pronto, você tem o seu livro finalizado. História escrita, lida e relida, contada e interpretada de formas diferentes, possivelmente por você e algum ou alguns amigos que te acompanharam no processo de escrita.

Revisão

Depois de ter escrito o seu livro, você vai precisar lê-lo várias vezes (no meu caso, eu sempre gostei de reler porque eu conseguia captar novas sensações e atingir níveis diferentes de imaginação, o que me ajudou sempre a produzir novos textos ou livros) para ir corrigindo os errinhos bobos que ficam pelo meio quando estamos empolgados, escrevendo no processo de pura transpiração.

É importante que você saiba alguns conceitos básicos da língua portuguesa (ou qualquer outra, caso você não seja brasileiro ou esteja escrevendo em outra língua) para que você consiga enxergar esses errinhos bobos, foque sempre na ortografia, na sintaxe, na coesão e coerência e na semântica, essa última é sempre muito importante e necessário ter um profundo cuidado, porque é ela que passa grande parte da emoção da frase ou do texto, a forma que você fala influencia muito na forma como as pessoas que leem interpretam.

Fique a vontade para se deliciar ou viajar na leitura do teu texto, você pode imaginar coisas que as pessoas gostariam de ler e reescrever ou adicionar, eu acho isso o máximo quando nós escrevemos, o fato de termos autoridade sobre os atos e palavras dos diferentes personagens, as coisas que podemos sentir e passar para que as outras pessoas sintam também.

Revisão profissional

Depois de você mesmo ter revisado a sua obra, você precisará procurar profissionais da área e que você possa confiar, para revisar o seu livro.
É importante ter muito cuidado, porque, infelizmente, ainda precisamos lidar com pessoas de mau caráter e que agem de má fé, e acabam se aproveitando do trabalho de outras pessoas, por isso dicas importantes que dou, em relação a isso:

- Trabalhe sempre com e-mails, essa é uma das formas de provar que a obra é sua.

- Assine sempre, principalmente, quando enviar o documento do livro para o profissional: com marca d'água, no início e no fim do livro, no cabeçalho da página, enfim... Não esqueça nunca de assinar.

- Tenha várias cópias (caso você tenha o livro manuscrito ou apenas alguns fragmentos dele, mantenha sempre guardado).

- Registre sua obra - importantíssimo. Caso queira, você mesmo pode estar fazendo o registro, pela internet, em sites específicos e profissionais, como o Registo de Obras, Copyright, ou Registro Autoral, ou na Biblioteca Nacional, nesse caso você precisará enviar a sua obra pelo correio ou entregá-la pessoalmente na sede do EDA no Rio de Janeiro ou nos postos Estaduais do EDA. (Caso queiram saber direitinho, posso fazer um post aqui no blog explicando o passo a passo.

- Conheça os trabalhos do profissional, suas experiências, e referências se houver, confie nele, assim você poderá enviar sua obra tranquilamente e ficar em expecto do retorno.

- Um p.s. importante: evite enviar a sua obra em formato PDF, muitas vezes dificulta para o revisor, já que nem ele nem você não poderão trabalhar com funções tão facilitadoras do Word, como a comparação de documentos, ou editar o texto, marcando-o em negrito ou vermelho, fazendo anotações no próprio documento, a menos, é claro, que o profissional não se importe em fazer as anotações em um documento a parte. Esse processo depende do profissional que vai revisar e das suas exigências com o mesmo.

Pesquisar editoras que encaixem-se no perfil da sua obra

Provavelmente, uma das etapas mais difíceis, porque o mundo editoral é enorme, e às vezes podemos encontrar uma editora que se encaixe no perfil da nossa obra, mas a nossa obra não se encaixa no perfil da editora, ou a editora não se encaixa no nosso bolso.

É importante que você faça uma pesquisa bem detalhada de acordo com o seu nicho literário, por exemplo, se o seu livro é de poemas, procure editoras que publicam livros assim, se o seu gênero é de terror, você vai procurar alguma que publique livros desse gênero, é o mesmo com romance, livros didáticos, infantis, livros de auto-ajuda, etc...

Pesquisar editoras que encaixem-se no seu perfil e no seu bolso

Pense em você, na sua realidade, na sua obra, no carinho, amor, dedicação e tempo que você gastou para produzir o seu livro, e pesquise editoras que se encaixem no seu perfil e no seu bolso.

Mantenha a mente aberta e os pés no chão, porque você vai receber muitas propostas ótimas e tentadoras, muitas oferecem até serviço de assessoria para escritores iniciantes (coisa que enche muito os nossos olhos e é tão preciosa para o nosso começo), mas pense na sua realidade, no seu bolso, o quanto você tem, o quanto você pode gastar e se valerá a pena.


Analisar todas as propostas

A partir do momento que você começar a pesquisar, enviar e-mails, e preencher formulários, você receberá respostas, com propostas ótimas, incríveis e tentadoras!

A partir daí, você precisará fazer uma pesquisa de preço, fazer anotações, tentar entender porque tal editora cobrou um preço tão bom e outra um preço absurdo, o porquê alguma editora estipulou um valor muito alto para a venda do seu livro, e outra um preço bacana e acessível, afinal, quando decidimos publicar um livro, queremos que ele seja acessível para as pessoas, que elas possam comprar, ler o que você escreveu, a sua obra.

Uma atitude importante que você pode ter, é pesquisar os comentários, elogios e reclamações sobre as editoras, tem um site muito bom na internet, que trabalha justamente dessa forma, é o Reclame Aqui, lá você tem acesso a reclamações de outros usuários, e pode pesquisar a reputação da editora a qual você pretende publicar.

Escolher a sua editora

Depois de todas as pesquisas e anotações feitas, você poderá escolher a editora que se encaixou no seu perfil, no perfil da sua obra, e no seu bolso.

É aí que começam os trâmites para a publicação: assinatura de contrato, editoração, diagramação, todas as suas ideias para a capa, sua biografia, a escolha da foto para a orelha do livro, todos os formulários que você precisará responder sobre você e seu livro, para que a editora deixe-o com a sua cara e da forma que você tanto quis ou sonhou.

Afinal, publicar um livro, é a realização de um sonho.

Publicar

Você receberá as provas digitais da editora, com a capa e o miolo do livro, depois de aprová-los, precisará escolher uma data de lançamento, para que eles comecem a pré-venda online e a impressão dos mesmos (caso não se trata apenas de um Ebook), para que você possa recebê-los para evento de lançamento e vendas (caso tenha optado por isso).

Então, se prepare para ficar em êxtase quando vê-los prontinhos, nas suas mãos, e se preocupar com a organização do evento de publicação, divulgar para que as pessoas possam ir te prestigiar e comprar seu trabalho, que passou por tantas etapas para chegar até a mão de cada um, e receber as parabenizações, porque, afinal, passar por todas essas etapas, conseguir organizar tudo e poder mostrar o seu trabalho para as outras pessoas é __________ (espaço vazio em branco para que você possa definir o que é para você)


_________________________________________________________________________________

Esse foi o post de hoje, o fiz com muito carinho, espero que tenham gostado, e caso queiram que eu faça um post com o passo a passo para registrar na Biblioteca Nacional, e como nesse post, falo mais sobre os livros impressos, caso vocês queiram saber sobre a publicação de Ebooks, podem me pedir que não hesitarei em fazer!

P.s: Fiz esse artigo em base das minhas publicações e como foram as etapas para mim, pode ser que sejam diferentes para você, a depender da editora e da forma que você queira publicar! ♥

Abraço apertadinho.

2 comentários:

  1. que bacana! sempre quis saber isso.
    Tenho muita vontade de um dia, se Deus permitir, publicar um livro.

    Adorei o post, obrigada por dividir com a gente seu conhecimento!

    Beijos, Nat!
    Blog Modelando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada que agradecer, linda! Estou torcendo por você <3 Sucesso!

      Excluir

IASMIM SANTOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL